Programar em ciências da computação é o ato de dar instruções logicas em máquinas eletrônicas, utilizando uma linguagem especifica linguagem de maquina. Essa linguagem serve para poder se comunicar com a máquina que pode ser um tipo de hardware, a idéia central por de trás das linguagens de programação é um pouco semelhante ou seja é totalmente semelhante as linguagens verbais e simbólicas idênticas aos que os animais usam para se comunicar.
Por se tratar de uma linguagem, as linguagens de programação também usam as mesma abordagens das linguagens naturais e simbólica , isso quer dizer que as linguagens de maquinas também devem ter as suas próprias regras obrigatórias como nas linguagem naturais para se comunicar com a maquinas.
Os computadores em sua forma fundamental entendem apenas números binários[0 e 1] todas as instruções que damos aos computadores são convertidas em zero e um, é processo base e fundamental que todos computadores e máquinas usam para se comunicar.
As primeiras linguagens de programação antigamente eram difícil de programar, porque eram escritas diretamente em linguagens de maquina em seqüências binárias [0 e 1]. Apenas físicos e matemáticos poderiam programar e estarem envolvidos diretamente com as maquinas, pois era difícil programar naquela época que para programar um pequeno programa tinha que ter mais de 5 especialistas de diferentes áreas, tais como físicos e matemáticos e os computadores eram enorme ocupavam salas grandes.
Mais tarde na década dos anos 50 criou-se uma linguagem chamada Assembly, mais teórica seus comando são nemonio em língua inglesa (mais compressível) mesmo assim era difícil de programar. Para escrever um programa era ou é necessários ter um conhecimentos profundos da maquina em que se quer programar, o programador tem saber operar diretamente com BITES brutos, memorias e pilhas entre outras coisas. E para poder programar em outra maquina era preciso estudar novamente a maquina que se quer programar e reprogramar todo código no novo hardware, era muito difícil e cansativo.
Surgimento das Linguagens de Alto Níveis
Mais tarde surgiram as linguagens de alto níveis como: PASCAL, C/C++, JAVA, e PYTHON entre outras mais fácil de programar e fácil de portar de uma maquina para outra, comparando com as linguagens de maquinas, são mais fáceis e mais interativas.
O papel da linguagem de programação é facilitar o programador, com as linguagens de programação de alto níveis, os programador não podem mais se preocupar com a complexidade das linguagens de baixos níveis, hoje em dia o programador pode programar uma determinado sistema sem conhecer como funciona a soma de BITES e alocações de memorias, as linguagens de altos níveis proporcionam muitas vantagens como:
- Código Legível
- Menos Erros
- Facilitada em programar em varias maquinas
- Facilidade em exportar um programa para outra maquina
Vamos ver um exemplo de um programa básico em uma linguagem de baixo nível e outro em uma linguagem de alto níveis:
Em Assembly x86:
Em Python:
O que é preciso para programar?
ara poder programar software primeiramente tem que ter um compilador ou interpretador para gerar um arquivo binário.
Compilador é um programa que converte comandos de alto nível para uma linguagem de baixo nível (linguagem de maquina).
exemplo de compiladores :GCC, Mingw;
Interpretador é um programa que converte um código em alto nível para uma maqui virtual e a maquina virtual converte para linguagem de maquina.
exemplo de interpretador :JVM.
Montador é um programa responsável por traduzir o código assembly em linguagens de maquinas, traduzindo cada instruções do programa para seqüencia de bits que codifica a instrução de maquina.
Postar um comentário
Postar um comentário