Era uma vez, o mundo da programação de computadores era um lugar misterioso e exclusivo. Apenas um seleto grupo de pessoas eram considerados programadores de computador com habilidades de codificação de ponta . Hoje, muitos trabalhos de TI exigem um conhecimento sólido das principais linguagens de programação e, sim, queremos dizer mais de uma.
Se seus planos de avançar em sua carreira ou mudar completamente de carreira exigem que você domine uma linguagem de programação, você pode estar se perguntando qual aprender. Afinal, aprender o idioma levará tempo e dinheiro, então você quer fazer a escolha certa.
Ao tomar sua decisão, você deve ter várias considerações em mente, como o nível de dificuldade que deseja enfrentar, o conhecimento de linguagem de programação que você já possui e que combina com suas habilidades de codificação existentes ou seus motivos para aprender uma linguagem de programação de ponta.
Se você deseja desenvolver um aplicativo móvel, obter certificação de conhecimento de programação ou aprender novas habilidades, você precisa aprender a linguagem de programação certa. Abaixo, você aprenderá sobre as melhores linguagens de programação demandadas pelos empregadores em 2023. Você será informado sobre os detalhes de cada linguagem, sua complexidade e como ela é usada.
O que é uma linguagem de programação?
Uma linguagem de programação é uma forma de programadores (desenvolvedores) se comunicarem com computadores. As linguagens de programação consistem em um conjunto de regras que permitem que valores de strings sejam convertidos em diversas formas de gerar código de máquina ou, no caso de linguagens de programação visuais, elementos gráficos.
De modo geral, um programa é um conjunto de instruções escritas em uma linguagem específica (C, C++, Java, Python) para realizar uma tarefa específica.
Desbloqueie a sinergia das linguagens de programação para o bootcamp de segurança cibernética . Mergulhe no domínio do hacking ético e das estratégias de defesa, ao mesmo tempo em que domina as linguagens de programação que impulsionam os cenários digitais. Do Python ao C++, equipe-se com ferramentas para detectar vulnerabilidades e fortalecer sistemas contra ameaças cibernéticas. Junte-se a nós na construção de uma base sólida em programação e segurança cibernética para se manter forte no mundo digital em constante evolução.
Principais tipos de linguagens de programação
Linguagens de programação processual
Um paradigma de programação que utiliza procedimentos ou funções para abreviar e categorizar o código em blocos reutilizáveis é uma linguagem de programação processual. C, Pascal e FORTRAN são as linguagens de programação mais procuradas que suportam este paradigma.
Nesta programação o programa é dividido em funções ou procedimentos. São principalmente subprogramas insulares que executam uma tarefa específica. Esses procedimentos podem ser chamados de outras partes do programa, permitindo programação flexível e reutilização de código. A prioridade é a execução sistemática de um programa. Além disso, enfatiza a série de instruções e influencia os dados armazenados nas variáveis.
Estas são as melhores linguagens de programação para aprender, pois são amplamente utilizadas em áreas como engenharia, jogos e finanças. A programação processual pode ser menos flexível, embora isso não a impeça de ser um dos paradigmas de programação mais significativos ensinados em cursos de ciência da computação de alto nível.
Linguagens de programação funcional
Ao contrário das linguagens procedurais, as linguagens de programação funcionais são mais flexíveis. É composto por uma série de funções. Este paradigma de programação enfatiza o uso de cálculos de modelos e transformação de dados. Haskell, Clojure, Lisp e Scala são as linguagens que suportam este paradigma.
A programação funcional torna os programas mais fáceis de raciocinar e aumenta sua confiabilidade. As funções operam apenas com seus argumentos de entrada. São menos populares, mas experimentaram um boom colossal do ponto de vista educacional. Eles são atribuídos a variáveis, passados como argumentos para outras funções e retornam resultados de outras funções.
A programação funcional é uma programação paralela eficiente. Eles não têm estado mutável. Você pode programar funções e trabalhar paralelamente como instruções. Esses códigos suportam funções aninhadas e consistem em unidades independentes que funcionam de forma coerente. Portanto, isso é mais eficiente.
Linguagens de programação orientadas a objetos
Em uma linguagem de programação orientada a objetos, os objetos definem os dados e o comportamento dos objetos. Esses objetos normalmente incluem atributos de dados que representam o estado e o método do objeto. Esta linguagem permite aos usuários criar um sistema complexo com objetos interconectados.
Esta linguagem esconde componentes de implementação do mundo exterior através de encapsulamento. Isto torna possível construir grandes sistemas intrincados sem se preocupar com o funcionamento interno dos respectivos objetos. O outro benefício que torna esta linguagem tão procurada é o recurso de herança. Ele cria uma classificação de classes que compartilham recursos comuns e ainda permite personalização.
Algumas linguagens de programação orientadas a objetos populares são Java, Python, C++ e Ruby. Todas essas linguagens são linguagens de programação de ponta, mas compartilham o princípio de serem orientadas a objetos.
Linguagens de script
Simples de aprender, com sintaxe fácil e digitação dinâmica, a linguagem de script é o tipo de linguagem que é interpretada em vez de compilada. Os dois tipos dessa linguagem são linguagens de script do lado do servidor e linguagens de script do lado do cliente. Essas linguagens tornam possível a comunicação com outras linguagens de programação.
- Python – A linguagem de programação mais fácil usada entre os desenvolvedores é Python. É uma linguagem de programação orientada a objetos. A linguagem possui uma estrutura de dados de alto nível e bibliotecas integradas que a tornam fácil de usar e adequada para o rápido desenvolvimento de aplicativos. É fácil, decodificado e possui uma linguagem semântica dinâmica.
- Perl – A linguagem é dinâmica com recursos inovadores que a tornam popular e diferente do que está disponível no Linux e Windows Server. Sites com alto tráfego costumam utilizar Perl, inclusive IMDB, pois auxilia nas tarefas de manipulação de texto.
- Bash - Bourne -Novamente, SHell é uma linguagem de script que é o interpretador de comandos padrão na maioria dos sistemas operacionais Linux/GNU. Esta linguagem é mais fácil do que a maioria das outras linguagens de programação. O Bash facilita a criação de documentação de armazenamento de scripts para terceiros e fornece scripts reutilizáveis úteis.
Linguagens de programação lógica
Como o nome sugere, trata-se de programação de computadores baseada na lógica formal. Este programa de linguagem de programação consiste em um conjunto de instruções lógicas ou regras que determinam relacionamentos entre objetos. Permite que o sistema extrapole novas informações.
A inteligência artificial e os sistemas especialistas geralmente usam essa linguagem quando são necessários raciocínios e conjecturas. Esta linguagem permite um programa conciso e expressivo, mais fácil de raciocinar e manter do que programas que retornam a outros paradigmas.
Resumindo, a programação lógica é uma abordagem segura e flexível para resolver problemas de programação de computadores. É adequado para qualquer tipo de problema. É uma ferramenta valiosa também para algumas aplicações. Uma das linguagens lógicas mais populares é o Prolog, que consiste em um conjunto de fatos e regras para descrever um problema e raciocinar sobre ele.
Programação Imperativa
Na programação imperativa, o programador fornece um conjunto de instruções que o computador segue para manipular o estado do programa e a estrutura de informação dentro dele. Este paradigma descreve as etapas que um computador precisa realizar para resolver um programa, em vez de definir a função matemática. C, C++, Java e Python são algumas das linguagens de programação imperativas,
O Imperativo é a linguagem de programação mais popular no desenvolvimento de software para programação de sistemas e tarefas de programação de baixo nível, que inclui controle de nível direto sobre recursos de hardware.
Outras maneiras de classificar linguagens de programação
Linguagens front-end vs. back-end
As linguagens front-end são chamadas de linguagens do lado do cliente, usadas para criar elementos de site virtuais e interativos que os usuários podem ver. As linguagens front-end incluem HTML, CSS e JavaScript.
As linguagens de back-end são conhecidas como linguagens do lado do servidor. Eles criam lógica e funcionalidade nos bastidores do site, como processamento, armazenamento e gerenciamento da conta do usuário e autenticação. Python, Ruby e Java são algumas das linguagens de back-end.
Linguagens de alto nível versus linguagens de baixo nível
Linguagens de alto nível são fáceis de ler e escrever, pois são compreensíveis. Os desenvolvedores podem escrever código em um nível mais alto de abstração sem se preocupar com o hardware ou sistema operacional subjacente, pois está próximo das linguagens naturais. Eles possuem bibliotecas e estruturas integradas para simplificar tarefas comuns de programação, como gerenciamento de estruturas de dados ou execução de cálculos. Exemplos de linguagens de alto nível são Python, Java ou Ruby.
Por outro lado, as linguagens de nível são muito mais complexas de entender e escrever. O código escrito em linguagens é muito eficiente e manipula diretamente o hardware e a memória do computador. No entanto, o desenvolvedor precisa contar com esforços manuais e compreensão. Linguagem assembly e C são exemplos desse tipo de linguagem.
Linguagens interpretadas vs. linguagens compiladas
O interpretador executa e lê diretamente o código interpretado linha por linha, sem compilá-lo em código de máquina. Ele pode ser executado imediatamente sem a necessidade de etapas de compilação separadas, como Python, Ruby e JavaScript.
Por outro lado, o compilador primeiro traduz as linguagens compiladas em código de máquina. Converte ainda mais o código legível por humanos em uma estrutura que os computadores podem executar. Linguagens como C, C++ e Java se enquadram nesta categoria.
Que linguagem de programação você deve aprender?
Com atualizações rigorosas no mercado de tecnologia, o candidato deve estar atualizado com novos idiomas. Porém, outros fatores desempenham um papel significativo na decisão de quais linguagens de programação aprender.
Em primeiro lugar, é preciso entender seus objetivos e qual carreira deseja seguir após aprender a linguagem de programação.
Em seguida, conduza uma pesquisa de mercado completa e restrinja o campo em que deseja entrar.
Depois disso, é preciso entender a demanda do setor e a carteira de cargos da profissão desejada. Aprenda as habilidades e idiomas exigidos na área escolhida.
Você pode querer começar uma das linguagens de programação mais fáceis e aumentar gradualmente seu nível de dificuldade. Python e Ruby são ótimas linguagens, para começar.
Procure material simplesmente disponível onde você possa aprender rapidamente. Junte-se a comunidades e faça networking com pessoas do mais alto nível na área.
Por fim, continue reinventando e aprendendo, pois o mercado está em constante mudança.
Quais são as melhores linguagens de programação para aprender em 2024?
Que linguagem de codificação e programação devo aprender? JavaScript e Python, duas das linguagens mais populares na indústria de startups, estão em alta demanda.
A maioria das startups usa estruturas de back-end baseadas em Python, como Django (Python), Flask (Python) e NodeJS (JavaScript). Essas linguagens também são consideradas as melhores linguagens de programação para iniciantes.
Abaixo está uma lista das melhores e mais populares linguagens de programação que estarão em demanda em 2024.
1. Javascript
2. Python
3. Go
4. Java
5. Kotlin
6. PHP
7. C#
8. Swift
9. R
10. Ruby
11. C e C++
12. Matlab
13. TypeScript
14. Scala
15. SQL
16. HTML
17. CSS
18. NoSQL
19. Ferrugem
20. Perl
1. JavaScript
JavaScript é uma linguagem de programação de alto nível que é uma das principais tecnologias da World Wide Web. É usada como linguagem de programação do lado do cliente por 97,8% de todos os sites. JavaScript foi originalmente usado apenas para desenvolver navegadores da web, mas agora também é usado para implantações de sites no lado do servidor e também para aplicativos que não sejam de navegador da web.
Javascript foi criado em 1995 e era inicialmente conhecido como LiveScript. No entanto, Java era uma linguagem muito popular naquela época, por isso foi anunciada como um “irmão mais novo” de Java. À medida que evoluiu ao longo do tempo, o JavaScript tornou-se uma linguagem totalmente independente. Hoje em dia, JavaScript é frequentemente confundido com Java e, embora existam algumas semelhanças entre eles, as duas linguagens são distintas.
Javascript é a linguagem de programação mais popular do mundo e muito procurada por diversas organizações. O desenvolvedor Java médio ganha cerca de 45 Milhões de Kwanza por ano.
2. Python
Python é uma das linguagens de programação mais populares da atualidade e é fácil de aprender para iniciantes devido à sua legibilidade. É uma linguagem de programação gratuita e de código aberto com amplos módulos de suporte e desenvolvimento comunitário, fácil integração com serviços web, estruturas de dados fáceis de usar e aplicativos de desktop baseados em GUI.
É uma linguagem de programação popular para aplicativos de aprendizado de máquina e aprendizado profundo .
Python é usado para desenvolver pacotes de imagens 2D e animação 3D como Blender, Inkscape e Autodesk. Também foi usado para criar videogames populares, incluindo Civilization IV, Vegas Trike e Toontown. Python é usado para aplicações científicas e computacionais como FreeCAD e Abacus e por sites populares como YouTube, Quora, Pinterest e Instagram. Os desenvolvedores Python ganham salários médios anuais de cerca de 25 Milhões de Kwanza .
3. Go
Go foi desenvolvido pelo Google em 2007 para APIs e aplicações web. Go tornou-se recentemente uma das linguagens de programação de crescimento mais rápido devido à sua simplicidade, bem como à sua capacidade de lidar com sistemas multicore e em rede e bases de código massivas.
Go, também conhecido como Golang , foi criado para atender às necessidades de programadores que trabalham em grandes projetos. Ele ganhou popularidade entre muitas grandes empresas de TI graças à sua estrutura simples e moderna e à familiaridade com a sintaxe. As empresas que usam Go como linguagem de programação incluem Google, Uber, Twitch, Dropbox, entre muitas outras. Go também está ganhando popularidade entre os cientistas de dados devido à sua agilidade e desempenho.
Os desenvolvedores Go podem ganhar um salário médio anual de 15 Milhões de Kwanza , podendo chegar a US$ 60 Milhões de Kwanza .
4.Java
Java é uma das linguagens de programação mais populares usadas atualmente.
Propriedade da Oracle Corporation, esta linguagem de programação de uso geral com sua estrutura orientada a objetos tornou-se um padrão para aplicativos que podem ser usados independentemente da plataforma (por exemplo, Mac, Windows, Android, iOS, etc.) devido ao seu Write Once, Recursos de execução em qualquer lugar (WORA). Como resultado, o Java é reconhecido pela sua portabilidade entre plataformas, desde centros de dados de mainframe até smartphones. Hoje existem mais de 3 bilhões de dispositivos executando aplicativos desenvolvidos em Java.
Java é amplamente utilizado no desenvolvimento de aplicativos e web, bem como em big data. Java também é usado no backend de vários sites populares, incluindo Google, Amazon, Twitter e YouTube. Também é amplamente utilizado em centenas de aplicações. Novos frameworks Java como Spring, Struts e Hibernate também são muito populares. Com milhões de desenvolvedores Java em todo o mundo, existem centenas de maneiras de aprender Java. Além disso, os programadores Java têm uma extensa comunidade online e apoiam-se mutuamente para resolver problemas.
Java é uma linguagem mais complexa de aprender, mas desenvolvedores experientes com habilidades de codificação Java são muito procurados. O desenvolvedor Java médio ganha cerca de 75 Milhões de Kwanza por ano .
5. Kotlin
Kotlin é uma linguagem de programação de uso geral originalmente desenvolvida e revelada como Projeto Kotlin pela JetBrains em 2011. A primeira versão foi lançada oficialmente em 2016. É interoperável com Java e oferece suporte a linguagens de programação funcionais.
Kotlin é amplamente usado para aplicativos Android, aplicativos da web, aplicativos de desktop e desenvolvimento de aplicativos do lado do servidor. Kotlin foi construído para ser melhor que Java, e as pessoas que usam essa linguagem estão convencidas. A maioria dos aplicativos do Google são baseados em Kotlin. Algumas empresas que usam Kotlin como linguagem de programação incluem Coursera, Pinterest, PostMates, entre muitas outras.
Os desenvolvedores Kotlin ganham em média 15 Milhões de Kwanza por ano , com potencial de ganhar até US$ 171.500.
6. PHP
PHP é uma linguagem de programação de código aberto criada em 1990. Muitos desenvolvedores web consideram essencial aprender PHP, já que essa linguagem é usada para construir mais de 80% dos sites na Internet, incluindo sites notáveis como Facebook e Yahoo.
Os programadores usam PHP principalmente para escrever scripts do lado do servidor. Mas os desenvolvedores também podem usar essa linguagem para escrever scripts de linha de comando, e os programadores com habilidades de codificação PHP de alto nível também podem usá-la para desenvolver aplicativos de desktop.
PHP é considerada uma linguagem relativamente fácil de aprender para desenvolvedores iniciantes. Os profissionais de PHP têm acesso a diversas comunidades online dedicadas, facilitando a obtenção de suporte e respostas a perguntas.
Em média, os programadores de PHP ganham salários médios anuais de cerca de 50 Milhões de Kwanza .
7.C#
Desenvolvido pela Microsoft, o C# ganhou fama na década de 2000 por oferecer suporte aos conceitos de programação orientada a objetos. É uma das linguagens de programação mais utilizadas para o framework .NET. Anders Hejlsberg, o criador do C#, diz que a linguagem é mais parecida com C++ do que com Java.
C# é mais adequado para aplicativos em Windows, Android e iOS, pois requer a ajuda do produto de ambiente de desenvolvimento integrado, Microsoft Visual C++. C# é usado no back-end de vários sites populares como Bing, Dell, Visual Studio e MarketWatch. Os desenvolvedores C# ganham cerca de 35 Milhões de Kwanza por ano .
8. Swift
Há alguns anos, Swift ficou entre os 10 primeiros no ranking mensal do Índice TIOBE de linguagens de programação populares. A Apple desenvolveu o Swift em 2014 para aplicativos Linux e Mac.
Uma linguagem de programação de código aberto fácil de aprender, Swift suporta quase tudo, desde a linguagem de programação Objective-C.
Swift requer menos habilidades de codificação em comparação com outras linguagens de programação e pode ser usado com IBM Swift Sandbox e IBM Bluemix. Swift é usado em aplicativos iOS populares como WordPress, Mozilla Firefox, SoundCloud e até mesmo no jogo Flappy Bird. Profissionais que desenvolvem aplicativos iOS levam para casa salários médios anuais de cerca de 35 Milhões de Kwanza.
9.R
R é uma linguagem de código aberto que é essencialmente uma versão diferente da linguagem S. Grande parte do código que os desenvolvedores escrevem para S é executado em R sem modificação.
Aplicativos construídos em R são usados para processamento de estatísticas, incluindo modelagem linear e não linear, cálculo, teste, visualização e análise. Os aplicativos codificados em R podem interagir com vários bancos de dados e processar dados estruturados e não estruturados.
R tem uma curva de aprendizado moderada e não é tão fácil para iniciantes aprenderem como algumas outras linguagens neste artigo. No entanto, como outras linguagens de programação de código aberto, R possui uma comunidade online ativa de desenvolvedores, o que é sempre uma vantagem quando se aprende novas habilidades de codificação.
Em média, os desenvolvedores R ganham salários médios anuais de cerca de 10 Milhões de Kwanza .
10. Ruby
Se você quiser começar com uma linguagem conhecida por ser relativamente simples de aprender, considere Ruby. Desenvolvido na década de 1990, foi projetado para ter uma sintaxe mais amigável ao ser humano e ao mesmo tempo ser flexível do ponto de vista de sua arquitetura orientada a objetos que suporta notação de programação processual e funcional.
Uma estrutura de aplicação web implementada em Ruby é Ruby on Rails (“RoR”). Os desenvolvedores Ruby elogiam-na por ser uma linguagem fácil de escrever e também pelo tempo de aprendizado relativamente curto necessário. Esses atributos levaram a uma grande comunidade de desenvolvedores Ruby e a um interesse crescente na linguagem entre desenvolvedores iniciantes. O salário médio de um desenvolvedor Ruby é de cerca de 15 Milhões de Kwanza por ano.
11. C e C++
C é provavelmente a linguagem de programação mais antiga e popular e é a raiz de outras linguagens de programação, como C#, Java e JavaScript. C++ é uma versão aprimorada de C. Muitos desenvolvedores hoje ignoram o aprendizado de C por conta própria, enquanto outros pensam que aprender C primeiro fornece uma base valiosa para o desenvolvimento de C++. Ambas as linguagens são amplamente utilizadas em ciência da computação e programação.
Os desenvolvedores C e C++ podem fazer uso de compiladores para uma ampla variedade de plataformas, tornando os aplicativos desenvolvidos nessas linguagens amplamente transportáveis. Tanto C quanto C++ são consideradas linguagens de alto desempenho. Como tal, eles são amplamente utilizados no desenvolvimento de aplicações onde o desempenho é uma questão crítica, como aplicações cliente/servidor, produtos comerciais como Firefox e Adobe e videogames. Os desenvolvedores C e C++ ganham em média 60 Milhões de Kwanza por ano .
12. Matlab
Matlab é uma linguagem de programação proprietária de propriedade da MathWorks e lançada originalmente em meados da década de 1980. Ele foi construído especificamente para uso por cientistas e engenheiros.
Os programadores usam Matlab para construir aplicativos de aprendizado de máquina e aprendizado profundo. Os programas baseados em Matlab permitem aos usuários analisar dados, criar algoritmos, processar imagens e verificar pesquisas.
Geralmente, Matlab é mais fácil de aprender do que outras linguagens de programação da nossa lista. O site da MathWorks possui uma extensa seção dedicada a responder perguntas sobre o Matlab.
O desenvolvedor médio do Matlab leva para casa um salário médio de 20 Milhões de Kwanza por ano .
13. Scala
Scala é uma linguagem de máquina virtual Java de uso geral e de tipo seguro que combina as melhores linguagens de programação funcional e oop em uma linguagem especial de alta qualidade. Scala é ideal para reduzir e remover bugs em aplicações grandes e complexas. Ele suporta programação orientada a objetos e funcional.
Os programadores podem usar Scala para qualquer tarefa para a qual normalmente usariam Java. Scala é uma linguagem complexa, mas essa complexidade lhe confere muita flexibilidade. As empresas que usam Scala incluem Netflix, Twitter e New York Times.
Os desenvolvedores Scala ganham uma média anual de 9 Milhões de Kwanza .
14.SQL
SQL é uma linguagem de consulta de banco de dados padrão. É usado para acessar e manipular dados em bancos de dados. SQL é uma linguagem declarativa que especifica os resultados desejados, mas não as etapas para alcançá-los. SQL é uma ferramenta poderosa para acessar e manipular dados e é a linguagem de consulta de banco de dados mais usada no mundo.
Benefícios do SQL
- SQL é uma linguagem de consulta de banco de dados padrão que permite aos usuários manipular e consultar dados em um banco de dados rapidamente.
- SQL é amplamente utilizado em muitos aplicativos e ambientes, como aplicativos da Web, data warehouses e aplicativos de comércio eletrônico.
- SQL oferece muitos benefícios em relação a outras linguagens de consulta de banco de dados, como desempenho aprimorado, melhor integridade de dados e manipulação de dados mais acessível.
Contras do SQL
Se você não estiver familiarizado com conceitos de programação ou banco de dados, SQL pode ser difícil de aprender.
SQL pode ser lento em comparação com outras linguagens, principalmente ao trabalhar com grandes bancos de dados.
E o SQL não é adequado para certos tipos de tarefas, como cálculos matemáticos complexos ou aprendizado de máquina.
15.HTML
HTML (HyperText Markup Language) é a linguagem padrão para criação de páginas da web e aplicativos. HTML é usado para criar páginas da web. Você pode usar HTML para adicionar imagens, links e outros tipos de conteúdo à sua página da web. HTML é uma linguagem de programação simples; você não precisa saber muito sobre isso para criar uma página da web básica.
Imagens e outros objetos, como formulários interativos, podem ser incorporados à página produzida usando estruturas HTML. Ele permite a criação de documentos estruturados, indicando a semântica estrutural para elementos de texto, incluindo títulos, parágrafos, listas, links, citações e outros objetos. Os elementos HTML são delineados por tags, escritas entre colchetes angulares.
Benefícios do HTML
Os benefícios do uso de HTML incluem a criação de páginas da Web bem estruturadas e compatíveis com os padrões, fáceis de manter e atualizar.
HTML também é fácil de aprender e é um excelente ponto de partida para quem é novo no desenvolvimento web.
HTML é usado para estruturar e apresentar conteúdo na web e normalmente é usado junto com CSS e JavaScript.
Além disso, o HTML5 oferece melhor suporte a conteúdo multimídia e interativo, tornando-o uma ferramenta poderosa para a criação de experiências web envolventes.
HTML5 é a versão mais recente e inclui novos recursos como elementos de vídeo e áudio, armazenamento local e gráficos 2D/3D. O HTML5 foi projetado para ser mais amigável e eficiente do que as versões anteriores do HTML.
Contras do HTML
Existem algumas desvantagens potenciais no uso de HTML como linguagem de desenvolvimento web.
Primeiro, como HTML é uma linguagem de marcação, não é tão expressivo quanto uma linguagem de programação como JavaScript ou PHP, o que significa que páginas ou aplicações web complexas podem ser mais desafiadoras para desenvolver em HTML.
Além disso, o HTML não é uma linguagem muito segura, portanto, os desenvolvedores da Web devem codificar cuidadosamente qualquer entrada do usuário para evitar vulnerabilidades de segurança de maneira adequada.
Finalmente, HTML pode ser um tanto desafiador de aprender para iniciantes, pois possui muitos elementos e regras de sintaxe diferentes.
16.CSS
CSS (Cascading Style Sheets) é uma linguagem de folha de estilo usada para descrever como uma página produzida em uma linguagem de marcação é apresentada. Uma folha de estilo, que é um conjunto de regras para navegadores da web, pode controlar HTML ou XML.
Todas as tags HTML, incluindo o texto no corpo do documento, títulos, parágrafos e outros elementos de texto, são estilizados usando CSS. A exibição de componentes de grade, elementos de tabela e imagens
Benefícios do CSS
CSS é usado para estilizar todas as tags HTML, incluindo o corpo do documento, títulos, parágrafos e outros materiais. CSS também pode ser usado para definir o estilo de exibição dos componentes da tabela, elementos da grade e imagens.
Os desenvolvedores da Web usam CSS para criar sites responsivos e acessíveis. CSS pode tornar mais fácil para os desenvolvedores da web criar sites com boa aparência em todos os dispositivos, incluindo telefones celulares e tablets.
CSS também pode ajudar a tornar os sites mais acessíveis para pessoas com deficiência.
CSS é fácil de aprender e usar. Muitos tutoriais e recursos estão disponíveis online, e qualquer pessoa pode começar a usar CSS para estilizar suas páginas da web.
Contra do CSS
CSS pode ser difícil de depurar. Quando há erros em um arquivo CSS, pode ser difícil rastrear a origem do problema.
E pode ser demorado escrever. Os arquivos CSS podem ser grandes e complexos e pode levar muito tempo para criá-los e mantê-los.
No geral, o CSS é uma ferramenta poderosa que pode ser usada para estilizar documentos da web. No entanto, é vital conhecer as possíveis desvantagens antes de usá-lo.
18. NoSQL
Os bancos de dados NoSQL são bancos de dados não relacionais projetados para fornecer alto desempenho e escalabilidade. E os bancos de dados NoSQL são frequentemente usados em aplicações de big data, onde os dados são distribuídos por vários nós.
As quatro categorias principais de bancos de dados NoSQL são as seguintes:
- armazenamentos de valores-chave,
- lojas colunares,
- lojas de documentos,
- E bancos de dados gráficos.
- Benefícios do NoSQL
- NoSQL é um sistema de banco de dados que não utiliza o modelo relacional tradicional.
Os bancos de dados NoSQL são frequentemente usados para aplicações de big data que precisam ser escalonadas rapidamente.
Os bancos de dados NoSQL podem ser mais rápidos e escaláveis que os bancos de dados relacionais.
Contras do NoSQL
Os bancos de dados NoSQL geralmente são menos maduros que os bancos de dados SQL e, como tal, podem não ter alguns dos recursos e funcionalidades que os bancos de dados SQL oferecem.
Além disso, como os bancos de dados NoSQL são menos padronizados que os bancos de dados SQL, pode ser mais desafiador encontrar pessoal qualificado que possa trabalhar com eles.
E os bancos de dados NoSQL podem ser menos compatíveis com os aplicativos e a infraestrutura existentes do que os bancos de dados SQL.
18. Rust
Rust é uma linguagem de programação projetada para ser segura, simultânea e prática. É uma linguagem de programação de sistemas que funciona extremamente rápido, evita falhas de segurança e garante segurança de thread. Rust também economiza memória: usa memória mínima, o que o torna ideal para sistemas embarcados.
Benefícios da Rust
Rust é uma linguagem rápida e eficiente usada para criar aplicativos de alto desempenho.
Rust também é uma linguagem segura e confiável, o que a torna perfeita para o desenvolvimento de software de missão crítica.
Além disso, Rust é fácil de aprender e usar e possui uma grande comunidade de desenvolvedores que estão sempre dispostos a ajudar.
Contras da Rust
Embora o Rust tenha muitos recursos que o tornam uma linguagem atraente, existem algumas desvantagens em usá-lo.
É necessário que haja mais suporte ou documentação disponível para outras linguagens porque é uma linguagem nova, dificultando o aprendizado e o uso do Rust.
Além disso, Rust oferece suporte apenas a algumas plataformas e pode ser um desafio integrá-lo com bases de código existentes.
19. Perl
Perl é uma linguagem de programação interpretada, de alto nível e de uso geral. Embora Perl não seja oficialmente um acrônimo, existem vários backronyms, incluindo "Practical Extraction and Report Language". Perl foi originalmente desenvolvido por Larry Wall em 1987 como uma linguagem de script Unix de uso geral para facilitar o processamento de relatórios. Desde então, passou por muitas alterações e revisões.
Perl é amplamente considerado o "canivete suíço" das linguagens de programação devido à sua versatilidade e poder. Ele é usado para diversas tarefas, incluindo desenvolvimento web, programação de rede, administração de sistema e muito mais.
Benefícios do Perl
Perl é uma linguagem de programação poderosa com muitos recursos e aplicações. É amplamente utilizado em administração de sistemas, desenvolvimento web, programação de redes e muitos outros campos.
Perl é fácil de aprender e sua sintaxe concisa o torna uma excelente escolha para iniciantes. Também é muito versátil, permitindo escrever programas em vários estilos.
Perl tem excelente suporte para muitos bancos de dados, tornando-o uma boa escolha para aplicativos baseados em banco de dados. Ele também possui excelente suporte para gráficos e multimídia, o que o torna uma boa opção para aplicativos ricos em mídia.
Contras do Perl
Embora Perl seja uma linguagem de programação interessante e rica em recursos, ela também tem alguns contras.
Em primeiro lugar, é mais difícil de aprender do que outras linguagens como Python, e tem uma curva de aprendizado muito acentuada e pode confundir iniciantes.
Além disso, Perl não é tão amplamente utilizado como outras linguagens, portanto não há tanto suporte disponível.
Finalmente, pode ser bem lento em comparação com outras linguagens.
Como começar?
Embora existam centenas de linguagens de programação, poucas chegam à pequena lista de linguagens que você deve conhecer. Os descritos acima lideram, em nossa opinião, como as melhores opções de treinamento para programadores.
Se você deseja iniciar uma carreira como programador, fazer uma mudança lateral para outra área ou avançar no seu trabalho atual, aprender uma dessas linguagens é um excelente lugar para começar sua transição. E como os cursos variam de Python para iniciantes a Java para experientes, você pode encontrar o ideal para você.
Se você tiver alguma dúvida, sinta-se à vontade para postá-la na seção de comentários abaixo. Nossa equipe entrará em contato com você o mais rápido possível.
Para se manter atualizado com as últimas tendências, siga blogs do setor, participe de conferências de tecnologia, participe de fóruns on-line e participe de comunidades de desenvolvedores nas redes sociais.
Postar um comentário
Postar um comentário